Cuiabá/MT, 28 de setembro de 2025

Câmara de Cuiabá recebe lançamento do livro “Entre Curvas e Nós”

A Câmara Municipal de Cuiabá foi palco, na noite de terça-feira (23), do lançamento do livro “Entre Curvas e Nós: o sonho de Neydjina e Davu”, uma obra que carrega representatividade e compromisso social. O título nasceu como uma semente de liberdade, com o propósito de valorizar as infâncias negras, fortalecer identidades e inspirar a prática da educação antirracista em escolas e comunidades. O projeto contou com apoio e incentivo da presidente da câmara, vereadora Paula Calil (PL).

Fruto de uma parceria entre a Fundação Fé e Alegria do Brasil e a Fundação SM, o livro teve uma primeira edição lançada de forma on-line e agora chega ao público cuiabano em um evento presencial realizado no Plenarinho da Casa de Leis. Cuiabá foi escolhida por ser a cidade onde vivem as autoras Daiene Cavalcanti e Ayla Rangel Dutra, além de abrigar o projeto de educação antirracista que inspirou a publicação.

Durante a cerimônia, a presidente do Parlamento cuibano destacou que o apoio à iniciativa reforça seu compromisso com a educação e a valorização do ensino.

“Esta obra é mais que literatura: é uma ferramenta de transformação, convidando nossas escolas e comunidades a praticarem, de fato, a educação antirracista. Como vereadora, mãe e filha de professora, sinto-me honrada em apoiar este projeto, que certamente servirá como instrumento de mudança em nossa sociedade, por meio de um ensino didático e enriquecedor. A educação é um valor que carrego comigo e que sempre busco fortalecer enquanto cidadã e parlamentar. Que cada criança que receber este livro encontre nele reconhecimento, coragem e a certeza de que seus sonhos cabem no mundo. Que este seja apenas o início de muitas histórias que fortaleçam uma educação inclusiva, justa e cheia de possibilidades”, afirmou Paula Calil.

Para as autoras, a parceria com a Câmara de Cuiabá reforça não apenas a importância do lançamento, mas também a luta por uma educação transformadora e inclusiva.

A pedagoga Daiene Cavalcanti, coordenadora do CEI Rosa Mutran Maluf, da Fundação Fé e Alegria, emocionou o público ao relatar a dimensão pessoal da obra.

“Este livro tem uma importância muito profunda para mim. Ele nasce não apenas da educadora que sou hoje, mas também da criança que fui um dia, que sentiu na pele as ausências de representatividade e sonhou com outras possibilidades de futuro. Ao escrever, coloco nessa história o cuidado com as infâncias que caminham agora, para que encontrem nas páginas aquilo que tantas vezes me faltou: reconhecimento, cuidado, força e esperança.”

Distribuição gratuita

Diferente de publicações comerciais, a obra será distribuída gratuitamente para a comunidade educativa e centros parceiros da fundação, acompanhada de encontros formativos que incentivam o debate e a prática pedagógica inclusiva. Ao todo, cinco mil exemplares foram impressos, sendo três mil destinados a Cuiabá e o restante distribuído para centros educativos da fundação em outras regiões do país.

Com delicadeza e força, “Entre Curvas e Nós” reafirma a potência de uma educação integral pautada nas relações étnico-raciais, oferecendo às novas gerações ferramentas de identidade, autoestima e transformação social.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.