Cuiabá/MT, 5 de agosto de 2025

Aulas de defesa pessoal, audiência pública e outras ações marcam a campanha Agosto Lilás na Câmara Municipal de Cuiabá

Marinara Lemes

A Câmara Municipal de Cuiabá realizará, ao longo do mês de agosto, uma série de ações voltadas ao combate à violência contra a mulher. A campanha Agosto Lilás 2025 é uma das iniciativas protagonizadas pela Sala da Mulher, reaberta neste ano.

A coordenadora da secretaria, Maíra Scardelai, destaca que trazer essa campanha para as servidoras da Casa e para a população cuiabana é uma forma de fortalecer o acolhimento e a escuta ativa sobre pautas de interesse público.

“A Sala da Mulher tem um papel fundamental à frente de uma campanha como a do Agosto Lilás dentro da Câmara Municipal, por ser um espaço acolhedor e de capacitação. Fizemos questão de oferecer programações significativas, abertas a toda a população, para levar cuidado, informação e conscientização. Queremos que cada vez mais pessoas saibam identificar qualquer tipo de violência”, afirmou.

A programação, que tem início nesta terça-feira (05), inclui aulas de defesa pessoal abertas ao público nos dias 15 e 22 de agosto, às 9h, na sede do Legislativo. As atividades serão ministradas pelos professores Felipe Castro e Fábio Bumlai. Segundo Maíra, a ação é essencial diante do cenário atual de Mato Grosso, que apresenta índices alarmantes de violência contra a mulher e casos de feminicídio.

Também nesta terça-feira, marcando a retomada das sessões ordinárias e aproveitando o maior fluxo de visitantes à Câmara, a Sala da Mulher realizará a entrega de cartilhas de conscientização e combate à violência, além da instalação de um painel informativo sobre como identificar e denunciar diferentes formas de agressão.

A convite da presidente do Legislativo, vereadora Paula Calil (PL), a delegada especializada em casos de violência contra a mulher e embaixadora do Projeto Social Amarra Cabelo, Jannira Laranjeira, fará uso da tribuna livre na quinta-feira (07).

Ainda dentro da programação, será realizada uma Audiência Pública para debater o tema, ampliar a conscientização e discutir medidas efetivas de prevenção e proteção às mulheres.

Para Paula, é papel da Câmara integrar e fortalecer as redes de apoio existentes.

“Como vereadora, tenho me dedicado a essa causa e, com muito orgulho, realizamos mais esta ação, organizada pela Sala da Mulher, para reforçar essa rede de apoio e enfrentar esse mal que tanto fere nossa sociedade”, declarou.

Paula é autora da lei que institui o Protocolo Cuiabá Protege Mulheres, que estabelece diretrizes para o combate à violência contra o público feminino em todos os estabelecimentos comerciais da capital.

Suas preferências de cookies

Usamos cookies para otimizar nosso site e coletar estatísticas de uso.